
Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP na noite de segunda-feira (10), o IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo) concedeu a professora Maria Garcia a sua maior honraria, o Prêmio Barão de Ramalho. A Sessão Solene, presidida pelo presidente do IASP, Diogo Leonardo Machado de Melo, contou com a presença do Presidente da OAB SP, Leonardo Sica, que representou a Ordem paulista.
A outorga do prêmio, que homenageia o fundador do Instituto em 1874, o jurista e parlamentar Barão de Ramalho, é destinada anualmente a personalidades ou instituições com serviços notórios prestados ao Direito, à cultura e às ciências humanas.
O nome da professora de Direito Constitucional da PUC-SP foi indicado por aclamação após duas sessões conjuntas e consecutivas de Diretoria e Conselho Deliberativo do IASP. Formadora de várias gerações de juristas, Maria Garcia tem uma trajetória marcada pelo compromisso acadêmico e institucional que honra o Direito brasileiro. Ela é associada honorária do IASP, onde foi conselheira no triênio 2015-2017 e atua como presidente da Comissão Permanente de Estudos de Bioética.
Além da premiação, a ocasião foi marcada pela posse de parte do Conselho Deliberativo para o triênio 2026-2028 e pela designação de novos membros que ingressaram no quadro social do IASP.





