
O Parque Capivari, em Campos do Jordão, foi palco de um dia de sol, conhecimento e integração no último sábado (6), durante a edição do Congresso de Inverno Estadual da Jovem Advocacia, realizado pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo). O evento, que a partir desta edição terá Campos do Jordão como sede fixa para a temporada de inverno, foi marcado por uma intensa programação de painéis, ativações de patrocinadores e uma imersão completa no universo da Ordem, incluindo apresentações da OABPrev e da CAASP.
Sob a liderança de Natália Carmo, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, e com a fundamental contribuição do vice-presidente da Comissão, Raphael Felipe, da Secretária da Comissão, Bruna Ribeiro, e de todos os demais membros da comissão que atuaram de forma dedicada na apresentação e organização do congresso, o evento demonstrou a força e a união da nova geração de advogados paulistas. Um gesto marcante foi a decisão de tornar o evento PET Friendly, permitindo a presença de animais de estimação, além da distribuição de sombrinhas e água mineral para todos os participantes, garantindo conforto durante o dia.
Estudantes celebram oportunidade de networking e aprendizado
O congresso também atraiu a atenção de futuras advogadas, ansiosas por antecipar a experiência da vida profissional. É o caso de Mariana Salmazi e Lívia Garuffi, estudantes de Direito na Universidade FASC (Faculdade Santa Cecília) em Pindamonhangaba, que foram juntas ao evento. Para elas, a participação foi uma valiosa extensão da sala de aula. Mariana Salmazi compartilhou sua expectativa: "Vim com o objetivo de aprender muito com os painéis. Estar aqui significa conhecer novas pessoas e fazer networking, que é tão importante para nossa carreira."
Já Lívia Garuffi destacou a importância de viver essa experiência ao lado de uma colega: "Estar no evento com minha amiga é muito importante para a nossa formação. É uma chance única de absorver conhecimento prático e nos inspirarmos nos profissionais que já estão atuando no mercado."
A Jovem Advocacia como foco
A mesa de abertura contou com a presença de representantes da diretoria da OAB SP, reforçando o apoio institucional à Jovem Advocacia. Compuseram a mesa Daniela Magalhães, vice-presidente da OAB SP; Viviane Scrivani, secretária-geral adjunta da OAB SP; Patricia Vanzolini, Conselheira Federal da OAB por São Paulo; Afonso Paciléo, secretário cultural da OAB SP; Fausto Augusto Ribeiro, presidente da Subseção de Campos do Jordão da OAB SP; e Mariana Augusta Pina dos Santos, Responsável pela Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP em Campos do Jordão.
Em suas palavras de boas-vindas, a vice-presidente da OAB SP, Daniela Magalhães, expressou seu entusiasmo: "Eu espero que com esse evento, onde vocês mostram que estão dispostos a estudar e a ficar próximo da OAB SP, vocês tenham um dia repleto de ótimas palestras e conteúdo. Que saiam daqui transformados, mas mais que isso, que continuem transformando a nossa entidade de classe." Foi ela também quem fez o aguardado anúncio: "Posso anunciar onde será o outro? O próximo vai ser bem longe daqui. Vai ser em São José do Rio Preto! E a gente espera vocês lá."
Um dos grandes destaques do congresso foi a expressiva participação de caravanas de mais de 15 subseções, evidenciando o empenho da Ordem paulista em levar a jovem advocacia de todo o estado para o evento. Estiveram presentes representantes de: Campinas; Caraguatatuba; Diadema; Ipiranga; Itanhaém/Mongaguá; Itaquera; Jacareí; Lapa; Lorena; N. Senhora do Ó; Penha; S. J. dos Campos; Santos; São Vicente; São Sebastião; Tatuapé; e Vila Prudente.
A programação técnica foi aberta com o painel “Sustentação Oral”, ministrado pela Conselheira Federal da OAB por São Paulo, Patricia Vanzolini. Com dados impactantes, ela relembrou que, nos últimos julgamentos do STJ (Superior Tribunal de Justiça), nenhuma mulher fez sustentação oral, enfatizando a importância de dar visibilidade ao reconhecimento feminino na área jurídica para conquistar mais espaço e clientes. Ela destacou técnicas essenciais e alertou: "O advogado está ali sobretudo para despertar uma dúvida".
Os painéis subsequentes cobriram uma gama diversificada de temas cruciais para a modernização da advocacia. O segundo painel, sobre “Prática Trabalhista”, foi mediado por Bruna Ribeiro, secretária da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP e presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Tatuapé, e contou com as presenças de Tais Borges, presidente da Comissão de Marketing Jurídico da OAB Osasco; Carlos Guaita Garnica, presidente da Subseção Nossa Senhora do Ó da OAB SP; e Antonio Batalha Nasr, membro da Comissão de Direito do Trabalho e da Jovem Advocacia de São Paulo.
Na sequência, o painel “Mindset da Advocacia Inovadora e Ética” foi mediado por Jéssica Moura, Especialista em Contratos Empresariais e Societário e Secretária da Jovem Advocacia da OAB SP, e trouxe contribuições valiosas de Viviane Scrivani, secretária-geral adjunta da OAB SP; Lucas Pires, Presidente da Jovem Advocacia de Itaquera; e Tonyson Henrique Santos, Presidente da Comissão de Redes Sociais da OAB Tatuapé.
Viviane Scrivani trouxe uma reflexão crucial para os jovens profissionais: "Sabiam que os clientes nos procuram muito mais pela empatia e pela escuta ativa do que pela técnica?", alertando sobre a importância de equilibrar hard skills (competências técnicas) e soft skills (competências comportamentais) para o sucesso na carreira.
O turno da tarde seguiu em alto nível com o painel “Prática Previdenciária”, com Gisele Paiva, advogada previdenciária; Rochely Agar, vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Tatuapé; Juliana Andrelo, coordenadora do Núcleo de Previdenciário da CJA OAB SP; Camila Queiroz, coordenadora de Eventos da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB SP; e Danilo Schettin, advogado.
Após um talk sobre “Cenário Econômico e Consumo Estratégico”, promovido pelo Santander, o painel “Gestão de Escritórios e IA” debateu tecnologia e eficiência, com Thiago Massicano, presidente da OAB Tatuapé; Maria Eduarda Passos da Silva, Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SC; Eduardo Sodré, Especialista em Contabilidade para Advogados e Escritórios; e Cristiano Pinto Ferreira, Advogado e Professor.
O “Mercado de Leilões e Direito Condominial” foi tema do sexto painel, comandado por Rodrigo Karpat, presidente da Comissão de Direito Condominial do CFOAB e da OAB SP; Cristiano Pandolfi, secretário-geral da Comissão Especial da Advocacia Condominial da OAB SP; Renato Melo, vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB SP; Vanessa Gantmanis Munis Paione, advogada Especialista em Condomínios; e Gabriela Rufatto, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB Santa Fé do Sul.
Um dos momentos mais aguardados, o painel “Os Desafios da Jovem Advocacia em suas Prerrogativas”, reuniu especialistas como Nelson Kobayashi, presidente da Comissão Permanente de Seleção e Inscrição da OAB SP; Gilson Kawano Furtado, membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB Tatuapé; Silvana Brisola, vice-presidente da Comissão Permanente de Prerrogativas da OAB SP; Yeda Simões, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Câmara Criminal da OAB Santos; e Rodrigo Tamassia, supervisor geral de Prerrogativas da OAB SP.
Para finalizar a maratona de conteúdo, o painel “Posicionamento nas Redes Sociais: O Poder da Oratória” trouxe dicas valiosas com Darlan Barroso, conselheiro da OAB SP; Rafael Gonçalves, membro do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família); Flavia Nascimento, vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP; Bruna Bezerra, coordenadora do Conselho da Jovem Advocacia; e Raphael Santos, vice-presidente da CJA da OAB SP.
Próxima parada: São José do Rio Preto
Ao final do dia, a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, Natália Carmo, oficializou o próximo destino: o Congresso da Jovem Advocacia acontecerá no dia 6 de dezembro, em São José do Rio Preto.
O encerramento ficou por conta da Banda Helles, que com um repertório animado manteve a plateia em clima de confraternização até os últimos minutos, coroando um evento que superou todas as expectativas e solidificou ainda mais o papel da Jovem Advocacia dentro da OAB SP.