18 de setembro de 2025 - quinta

OAB SP inicia projeto de arborização com plantio de 100 mudas em Santo Amaro

Ação em parceria com poder público e setor privado marca início de programa que deve se expandir por outras seccionais da Ordem paulista.

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) realizou, na última quarta-feira (17), a 1ª Ação do Projeto Plantio, uma iniciativa de sua Comissão do Clima voltada à sustentabilidade e à preservação ambiental. O evento, que marcou o início do programa de arborização, aconteceu na Praça Dina / Cantora Ângela Maria, próxima à Subseção de Santo Amaro, a primeira a receber o projeto, sob a presidência de Alexandre Fanti.

A ação inaugural consistiu no plantio de 100 mudas de espécies nativas, cuidadosamente selecionadas por sua melhor adaptação ao ambiente urbano e por sua contribuição para o equilíbrio ambiental e a biodiversidade da cidade.

O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições, selando uma importante parceria multissetorial. Estiveram presentes pela OAB SP a conselheira e presidente da Comissão do Clima, Rosa Ramos, principal voz da iniciativa, e a secretária adjunta da OAB SP, Viviane Scrivane. O poder público municipal foi representado pelo Secretário Executivo José Renato Nalini, da Secretaria Executiva Municipal de Mudanças Climáticas; pelo Secretário Executivo Fabricio Cobra Arbex, da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB); e pelo Secretário Executivo Rodrigo Ashiuchi, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Os parceiros privados também marcaram presença, com representantes do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Dr. Pedro Carneiro; da FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) e do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), representados pelo presidente Tirso Meireles; da UBAA (União Brasileira da Advocacia Ambiental); e do escritório Trench Rossi e Watanabe Advogados, representado por Aline Trivino.

O evento também registrou a participação das comissões aderentes da OAB SP: do Agronegócio, presidida por Thiago Meireles; de Ação Social, presidida por Claudia Trinca; do Meio Ambiente, presidida por Carlos Alberto Maluf Sanseverino; e de Direito do Terceiro Setor, presidida por Lais Vanessa Carvalho de Figueiredo Lopes.

Para Rosa Ramos, presidente da Comissão do Clima da OAB SP, a iniciativa é um marco que vai além do plantio: “Não se trata apenas de plantar árvores, mas de construir uma cidade mais consciente, sustentável e resiliente. A união de esforços entre todos esses parceiros não apenas fortalece a iniciativa, mas amplia significativamente seu potencial de transformação ambiental”.

A ação em Santo Amaro é o primeiro passo do programa que pretende se expandir a outras subseções da Capital e do interior, integrando a advocacia paulista à importante agenda das mudanças climáticas e à melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. 


 


pub

Mais Notícias