A OAB Itaquera, por meio de uma ação conjunta das Subseções de São Miguel Paulista, Tatuapé, Penha de França e Vila Prudente, promoveu o "Simpósio de Direitos e Prerrogativas OAB SP Regional Leste". O evento, realizado nesta quarta-feira (29), contou com a participação de nomes de destaque da instituição. Estiveram presentes à mesa de abertura o tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues; a presidente da OAB Itaquera, Monyse Tesser; a vice-presidente da OAB São Miguel, Zildete Leal dos Santos; e a secretária-adjunta da OAB Tatuapé, Noralei Nery.
Integrando o primeiro painel, que debateu o tema "Prerrogativa Tribunal do Júri", Alexandre de Sá Domingues destacou a importância fundamental das prerrogativas para o exercício da profissão. A mediação do debate foi realizada por Barbara Morais, membro da Comissão de Direito Penal da OAB Itaquera.
Alexandre ressaltou a importância do tema e a necessidade de sua defesa permanente. “Prerrogativa não é privilégio, e sim ferramenta de trabalho. Se não tivermos acesso a essas garantias, não é possível exercer nossa profissão.” O tesoureiro enfatizou que o advogado é o primeiro e mais importante defensor das suas próprias prerrogativas e finalizou destacando como a união da classe é fundamental em momentos de crise.
A programação seguiu com debates de alto nível, incluindo o Painel 2 sobre "As Prerrogativas da Mulher Advogada", com a vice-presidente para o Plantão de Prerrogativas e Diligências da OAB SP, Silvana Brisola Roque Pravato e mediação feita pelo presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB itaquera, Osvaldo Ribeiro Rodrigues. O Painel 3, com a Conselheira Estadual da OAB SP, Jaqueline Almeida de Jesus, abordou os "Direitos e Prerrogativas na fase policial", mediado por Luana Rodrigues Ferreira Damasceno e Camila Casco Barbosas. O evento foi encerrado com o Painel 4 sobre "Estrutura das Prerrogativas", conduzido pelo vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativa, Gustavo de Oliveira Ribeiro Medeiros, e com mediação de Débora Canal de Farias.
O sucesso do simpósio evidenciou a força da integração entre as Subseções da Regional Leste e a Ordem paulista, demonstrando a capilaridade da instituição na defesa dos advogados e advogadas e do livre exercício da profissão em todo o estado.






