Equidade Racial

19 de abril de 2024 - sexta

Comissão de Igualdade Racial da OAB SP é premiada pela ONU

Feira de Empregabilidade e Inclusão, realizada em março de 2023, foi a iniciativa reconhecida

Foto: Divulgação OAB SP

A Comissão de Igualdade Racial da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) recebeu o prêmio “Boas Práticas” do Movimento Raça é Prioridade, iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas, na categoria “Promoções de educação, capacitação e desenvolvimento de pessoas negras e indígenas dentro da organização”. O reconhecimento se refere à  Feira de Empregabilidade e Inclusão, cuja primeira edição foi  realizada em março de 2023.

O evento promoveu a aproximação da população negra, composta por estudantes e egressos de cursos profissionalizantes, com oportunidades de trabalho mais qualificadas. Participaram, presencialmente, mais de 300 pessoas, e foram oferecidas 19 vagas de emprego e 70 bolsas de estudos em cursos de múltiplas finalidades e durações.

Para o presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Irapuã Santana,  o reconhecimento internacional é consequência de um trabalho coletivo, de longo prazo. “Esse prêmio significa que o caminho traçado lá atrás estava de acordo com aquilo que a Comissão sempre buscou, que é ajudar as pessoas que precisam, no limite de nossas forças, com os instrumentos disponíveis por nossas capacidades”, afirma com orgulho.

A premiação aconteceu no último dia 12, no escritório do Pacto Global da ONU em São Paulo, com a presença da vice-presidente da Comissão, Caroline Ramos. “A Feira organizada pela Comissão fez algo inovador na OAB SP: atrair o olhar de empresas e escritórios para pessoas negras que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho jurídico e qualificação profissional”, avalia. A missão, segundo ela, é quebrar as barreiras do preconceito, que ainda impedem o acesso e a evolução da população negra nas inúmeras carreiras disponíveis para os advogados e advogadas paulistas.

Movimento Raça é Prioridade e Pacto Global das Nações Unidas

Desde 2020, a OAB SP integra o Movimento Raça é Prioridade, uma iniciativa do Pacto Global da ONU que reúne empresas e entidades, com o compromisso de estabelecer 50% das posições de liderança ocupadas por pessoas negras até 2030. “O Movimento é um chamado às empresas brasileiras para reconhecerem a urgência e a necessidade de promover ações concretas e engajadas em moldar o hoje, para que tenhamos um futuro melhor”, pontua Caroline Ramos.

Além de trazer prestígio e visibilidade para a atuação da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, a vice-presidente destaca a importância do reconhecimento para o avanço da inclusão e promoção da igualdade em empresas e grandes escritórios de advocacia. “A Feira já inspirou outras pessoas, pois o projeto foi replicado em outro estado, comprovando que o modelo funciona e pode não só alcançar, mas transformar muitas vidas”, conclui.