Institucional

26 de maio de 2025 - segunda

Presidente da OAB SP participa da abertura de seminário sobre igualdade e responsabilidade corporativa

Leonardo Sica reforçou o compromisso da entidade com políticas de inclusão racial durante evento do governo federal

Nesta segunda-feira (26), o presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Leonardo Sica, participou da abertura do seminário “O papel do setor corporativo na promoção da igualdade: caminhos possíveis”, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) com o apoio da OAB SP e outras 55 organizações, entre elas fóruns empresariais, movimentos sociais, sindicais e organizações internacionais. O evento, que acontece na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), tem como objetivo fomentar o diálogo entre as centrais sindicais, a sociedade civil e o setor privado sobre os compromissos e responsabilidades das empresas na promoção da igualdade e dos direitos humanos no ambiente corporativo.

A iniciativa é feita também em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); o Ministério da Igualdade Racial (MIR); e a Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

"É muito importante para nós estarmos aqui; estamos aqui para aprender e para reforçar nosso propósito, buscando maneiras mais efetivas de promover políticas de igualdade e inclusão racial", afirmou Sica em sua fala de abertura. Ele destacou o compromisso da OAB SP nas indicações para o Quinto Constitucional, que seguem regras de paridade de raça e gênero, tornando a entidade pioneira. E lembrou ainda que a conselheira federal da OAB SP, Patricia Vanzolini estaria apresentando essa proposta em Brasília para que a regra seja ampliada nacionalmente.

A mesa de abertura contou ainda com a presença do coordenador-geral de Direitos Humanos e Empresas no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Edmilson Santos; A secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio; Representado o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Lazara Carvalho; o subprocurador geral da República, da Procuradoria Federal do Direitos Do Cidadão Paulo Tadeu Gomes da Silva; representando o Fórum das Centrais Sindicais, Ricardo Patah; e o reitor da FECAP, Edison Simoni.

A presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Rosana Rufino, ministrou o primeiro painel do seminário que trouxe o tema “Os impactos da constitucionalização das ações afirmativas  à luta por igualdade no mercado de trabalho".

O seminário segue nesta terça-feira (27), com transmissão pelo canal do YouTube do MDHC.


 


pub

Mais Notícias




pub