
A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), por meio da Comissão do Clima, estreia nesta terça-feira, dia 15, a série especial “Conexão COP 30 - OAB SP: a advocacia pelo clima”, no canal da entidade no YouTube e também no Spotify. A iniciativa marca o início de uma jornada de debates até a realização da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que pela primeira vez será realizada na Amazônia, em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro.
Com linguagem acessível, a série busca ampliar o diálogo qualificado sobre as mudanças climáticas, o engajamento da advocacia nas pautas ambientais, valorizando o papel do Direito na construção de soluções sustentáveis. Serão seis episódios, entre julho e novembro, com apresentação das advogadas Eduarda Chaves e Fernanda Ramos, que se revezarão na mediação das entrevistas, e dois especialistas convidados a cada episódio, que abordarão temas como Justiça climática, o papel do Brasil nas negociações climáticas, as expectativas para a COP 30 e os caminhos profissionais para a advocacia sustentável.
O primeiro episódio, que vai ao ar nesta terça-feira (15), vai trazer um panorama sobre a história das COPs e a estrutura da ONU voltada ao enfrentamento da crise climática. Os convidados são o ambientalista Fábio Feldmann, vice-presidente da Comissão do Clima da OAB SP, e o jurista José Renato Nalini, secretário municipal de Mudanças Climáticas de São Paulo. A conversa contextualiza o papel da advocacia nesse cenário global e abre espaço para reflexões sobre o protagonismo brasileiro na COP 30.
Para a presidente da Comissão do Clima da OAB SP, Rosa Ramos, a série reafirma o compromisso da instituição com os temas ambientais. “A OAB SP está abrindo canais para discussões e debates qualificados sobre esse assunto tão importante, reforçando o compromisso da instituição com as urgências climáticas e também com a missão de preparar a advocacia para os desafios dos tempos atuais”, afirma.