O presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Leonardo Sica, marcou presença na AB2L Lawtech Experience 2025, realizada nesta terça-feira (12), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Durante o painel "Do Fórum ao prompt: Onde a Advocacia é Insuperável?", mediado pelo pós-doutor pela UERJ, Bruno Feigelson, e com participação da conselheira da OAB RJ, Emília Garcez, Sica debateu os desafios e oportunidades da tecnologia para a advocacia, destacando o papel insubstituível do profissional jurídico.
Em sua fala, Sica enfatizou o compromisso da OAB SP com a formação tecnológica da categoria, citando o sucesso do curso "IA Generativa Aplicada ao Direito". A iniciativa já capacitou mais de 50 mil advogados em 2024 e conta com 25 mil novas inscrições em 2025, consolidando-se como referência na preparação da classe para os desafios em torno da IA.
Ao abordar os temores da substituição profissional, o presidente foi categórico: “Primeira pergunta que me fazem é: ‘Eu vou ser substituído por um robô?’ Você não vai perder seu lugar de trabalho por um robô. Jamais! Certamente vai perdê-lo para um advogado que trabalhe bem com robôs.”, destacou.
A fala emblemática, aplaudida pela plateia de 6 mil pessoas, sintetizou o espírito do evento promovido pela AB2L: a urgência de integrar inovação e expertise humana. Sica reforçou que a OAB SP seguirá liderando essa transição, transformando incertezas em capacitação estratégica para o futuro do Direito.