Balanço 2025

22 de dezembro de 2025 - segunda

Balanço 2025: OAB SP fortalece políticas de equidade e amplia rede de proteção para advogadas em 2025

Do acolhimento de vítimas de violência ao reconhecimento de juristas negras, OAB SP faz de 2025 um ano de ações concretas por igualdade de gênero, raça e diversidade


A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) vem cumprindo o seu compromisso na promoção da igualdade racial, de gênero e diversidade, transformando compromissos em ações concretas que reverberaram dentro e fora da advocacia.

A criação do Núcleo de Atendimento a Advogadas em Situação de Violência institucionalizou um canal seguro de acolhimento e suporte jurídico e psicológico, refletindo o entendimento de que o combate à violência de gênero começa pela porta de dentro. Este compromisso se estendeu à sociedade por meio de ações como o “OAB Por Elas” no Carnaval e na Virada Cultural, onde dezenas de advogadas voluntárias ofereceram plantão jurídico gratuito a vítimas de assédio, garantindo que momentos de lazer fossem também de segurança.

A força da advocacia feminina foi reconhecida e incentivada com a entrega da Medalha Esperança Garcia e do Selo Promove Mulheres Advogadas. O selo, em sua segunda edição, premiou 19 escritórios que implementam práticas efetivas de equidade, mostrando que a valorização da carreira das mulheres é um caminho sem volta para a profissão. 

No combate à violência, a inovadora campanha “Elas Jogam Junto” levou a mensagem de respeito para os estádios de futebol, unindo a OAB SP a grandes clubes como São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Mirassol. A iniciativa, que alertou sobre o aumento da violência doméstica em dias de jogos, demonstrou a capacidade da Ordem paulista em ocupar espaços populares para conscientização, culminando em uma importante parceria com a Federação Paulista de Futebol para combater a discriminação racial e promover diversidade no esporte.

O compromisso com a igualdade racial ganhou destaque com o Congresso Nacional de Juristas Negras, o Prêmio Benedicto Galvão,  e a solene entrega da Medalha Tereza de Benguela, honraria que resgata a história e reconhece o trabalho fundamental de juristas negras na construção de uma justiça social mais equânime. 

Através de suas comissões, a OAB SP atuou de forma estruturada e incisiva, provando que a defesa intransigente dos Direitos Humanos, da equidade e da diversidade não é um tema acessório, mas parte fundamental da missão institucional de valorizar a advocacia e servir à sociedade. Em 2025, a Ordem paulista não apenas discutiu essas pautas, mas as colocou em campo, nas ruas, nos escritórios e no cotidiano da categoria, construindo uma advocacia e uma sociedade mais justa para todas as pessoas.


 


pub

Mais Notícias




pub
pub