Jornada Cultural

08 de agosto de 2025 - sexta

Ciclo de Oficinas na Jornada Cultural da OAB SP destaca oratória, redação jurídica e uso do Eproc

Especialistas abordaram comunicação, escuta ativa, estrutura da petição inicial e plataforma digital


Promovido pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), o penúltimo dia da Jornada Cultural (sexta-feira, 8) contou com oficinas sobre oratória, redação de peças processuais e uso do Eproc, sistema eletrônico da Justiça Federal.

A oficina foi ministrada pelo presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB SP, Nelson Kobayashi, na ‘Oficina de Oratória’, que provocou os participantes, convidando-os a refletir sobre o medo de falar em público. Kobayashi destacou a tríade da persuasão de Aristóteles e compartilhou técnicas práticas para estruturar falas jurídicas com segurança, clareza e impacto: "Não vá contra o medo. Ele é seu amigo para te dar um senso de responsabilidade sobre qualquer coisa".

A vice-presidente da Comissão da Advocacia da OAB SP, Beatriz Montenegro Castelo, abordou sobre o papel da escuta e da empatia no atendimento ao cliente. Segundo ela, uma boa petição nasce do relato de quem busca justiça, e ainda citou alguns exemplos reais de casos em que atuou. Complementando o painel anterior, a secretária-geral da Comissão da Advocacia de Família e Sucessões da OAB SP, Fabiana Domingues Cardoso, explicou os aspectos técnicos da petição inicial conforme os artigos 319 a 331 do CPC, com exposição dos fatos, fundamentos jurídicos e pedidos bem formulados.

No encerramento, o presidente da OAB Subseção de Santo Amaro, Alexandre Fanti, esclareceu as principais funcionalidades do Eproc, sua estrutura e grupos de trabalho. Durante a explicação, falou sobre a importância do novo formato para o dia a dia, e como o novo sistema eletrônico permite mais agilidade, organização e segurança na tramitação processual.

Aberta a toda a advocacia, a programação é realizada na sede da instituição e continua até sábado (9), com uma oficina sobre o uso da Inteligência Artificial. Serão discutidos também os limites éticos, a regulação e os impactos da IA na atuação da advocacia. Para se inscrever, acesse o link e participe.

Saiba mais:


pub

Mais Notícias




pub
pub