Jornada Cultural

11 de agosto de 2025 - segunda

Inteligência Artificial na advocacia é tema de encerramento da Jornada Cultural da OAB SP

Participantes conheceram aplicações da tecnologia, estratégias de uso do Jusbrasil e tendências para o futuro jurídico


A Jornada Cultural, da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), encerrou neste sábado (9), com uma oficina intensiva dedicada à Inteligência Artificial no direito. Conduzida por especialistas da Trybe e do Jusbrasil, o encontro apresentou um panorama geral sobre a tecnologia. A programação faz parte da comemoração do mês da advocacia e foi realizada na sede da Secional Paulista.

Pela manhã, o especialista em IA e Tecnologia da Trybe, Eli Candido, trouxe apontamentos históricos sobre os avanços do tema, destacando que os profissionais de direito devem se preparar para essa transformação: “A IA não vai substituir o advogado, mas fará parte do seu dia a dia, com preparo e conhecimento, nós seremos impactados por ela." No decorrer do painel, ele pontuou conceitos fundamentais, ferramentas para otimizar a rotina jurídica, técnicas de engenharia de prompt e citou exemplos práticos de criação e análise de documentos. Além disso, foram discutidos os limites éticos, a regulação e os impactos dentro da profissão.

Para finalizar a primeira parte da programação do dia, Eli mostrou um mapeamento sobre a adoção da IA generativa no setor jurídico, fruto de uma parceria entre OAB SP, Trybe, Jusbrasil e ITS Rio. Mais de 1.500 profissionais participaram voluntariamente da pesquisa, que apontou as percepções, o nível de capacitação e o ambiente como fatores determinantes para adoção da tecnologia.

Encerrando a última apresentação do evento, Marina Marinho, gerente do time de Especialistas em Produtos Jurídicos do Jusbrasil, deu sequência compartilhando as estratégias e aperfeiçoamento da plataforma JusIA. Destacou como a “democratização do direito, a partir de ferramentas tecnológicas” vem ampliando o acesso à informação jurídica e aproximando diferentes públicos, inclusive pessoas mais velhas, cada vez mais interessadas em aprender sobre Inteligência Artificial.

Uma das plataformas mais acessadas do mundo na área, com mais de 30 milhões de acessos por mês e atendimento a mais de 200 instituições públicas, Maria explicou o passo a passo para utilização da ferramenta, que possui nova interface e atualizações, disse que atualmente, os usuários podem informar suas necessidades no momento da consulta, o que permite um trabalho mais assertivo e com melhores resultados. Por isso, reforçou a importância da parceria com a OAB São Paulo, que oferece treinamentos para advogados e advogadas utilizarem o JusIA de forma estratégica e eficiente.

Com essa oficina, a Jornada Cultural encerrou uma semana com 40 palestras gratuitas, voltadas para temas atuais do Direito, oficinas práticas, atrações culturais e debates relevantes à sociedade. A Ordem Paulista segue reafirmando seu papel como espaço de inovação e preparando o setor para os próximos passos na era digital.

Saiba mais sobre a semana da Jornada Cultural da OAB SP: 


pub

Mais Notícias